Transformação de Furgões Wise Campers

Transformação de Furgões

Num mercado em forte crescimento, o do turismo itinerante, os furgões, em particular, têm vindo a ser cada vez mais procurados, por utilizadores ocasionais e permanentes, este último impulsionado por mais pessoas em teletrabalho, com actividades liberais ou apenas por razões financeiras, pelos custos fixos de viver num furgão serem potencialmente inferiores aos de viver numa residência fixa (energia, condomínio, renda, etc).

Esta tendência do mercado tem causado uma forte pressão aos habituais fornecedores de furgões transformados, com consequência no aumento dos preços do produto final e nos dilatados prazos de entrega.

A alternativa crescente tem sido a aquisição de um veículo de carga denominado furgão, novo ou usado, e a posterior transformação e homologação do mesmo, em sede de IMT.

Esse trabalho de transformação deve obedecer a uma exigência técnica na sua execução, que garanta padrões elevados não só de segurança, como também da autonomia energética, respondendo a preocupações de um reduzido impacto ecológico, não descurando o conforto e o bom aproveitamento do espaço  disponível.

Nesse sentido, a Wise Camper, empresa do Grupo Om Free, que tem sentido essa crescente procura por parte dos nossos clientes, com vista a ajudá-los a executar projectos, já iniciados ou de raiz, que concretizem esse desejo de criação da sua Autocaravana, desenvolveu o produto Transformação de Furgões Wise Campers.

O nosso foco é encontrar e aplicar as melhores soluções técnicas nos projectos que nos propomos executar, procurando, como tem acontecido, superar as expectativas dos nossos clientes, quer em termos do resultado final, quer em termos do prazo de execução, sempre sem descurar a atenção aos pormenores, de acordo com os desafios que nos são propostos.

A nossa equipa está motivada para melhorar continuamente as técnicas aplicadas, acompanhar o mercado e as suas inovações, sempre defendendo padrões elevados de Qualidade nas soluções apresentadas aos nossos clientes.

O processo de transformação de um furgão

Se não adquiriu ainda um furgão para transformar, deve considerar a dimensão do mesmo – comprimento, largura e altura – variando esta com o número de pessoas que irão viajar, numa perspectiva de uso pessoal, que não deve descurar também o potencial comercial do mesmo.
As dimensões variam ligeiramente com as marcas, principalmente quanto à largura (entre 1,75m e 1,85m), categorizando-se estas dimensões entre L(ong) 2 (aprox. 3,10m), 3 (aprox. 3,70m) ou 4 (aprox. 4,00m) e H(eight) 2 (aprox. 1,90m) e 3 (2,10m). 

Se já tem carro deve reflectir na disposição interior. A dimensão influenciará essa disposição, pelo que aconselhamos a prioritizar o que mais valoriza na área de residência:

– A orientação da cama, por exemplo, dependerá de qual o comprimento pretendido da mesma, já que, no máximo, um furgão tem uma largura máxima de 1,85m, pelo que optar por um comprimento superior a esta medida, implicará uma orientação da cama no sentido do comprimento do furgão, reduzindo o espaço potencial para os equipamentos e divisões restantes, como o WC;

– Os bancos de passageiros traseiros e a mesa de refeição é outra determinação importante que importa reflectir. Se a pretensão for usar este espaço para a utilização nocturna como segunda cama, individual ou dupla, deve acautelar uma área frontal razoável. Juntando ao facto de que, preferencialmente, o banco de passageiros deve, por questões de segurança, estar orientado pelo comprimento do veículo, a utilização dos bancos posteriores com uma base rotativa, deve ser elemento a considerar.

– A necessidade de mais ou menos arrumação, é factor determinante em todas as decisões a tomar. A circulação interior deve ser acautelada, pelo que a maximização do espaço inferior da cama principal, deve ser factor potenciador dessa utilização, por exemplo.

– O WC e a dimensão do mesmo, pela necessidade de preencher um bloco vertical, está dependente da disposição dos restantes elementos e muito condicionada pela localização destes.

– Por fim, os equipamentos de cozinha (fogão, forno, micro ondas, lavatório), com incidência na opção de frigorífico (1 ou duas portas, ou seja com ou sem congelador em separado), deverão também estar proximamente localizados, por questões práticas de tubagens que se querem a circular o menos possível, aconselhando-se a que se privilegiem a proximidade de tanques de águas (sujas e limpas) face às zonas húmidas interiores (lavatórios e chuveiro) e à proximidade de tanques de gás, se existentes, aos equipamentos correspondentes.

Quer tenha estas questões definidas, quer necessite da nossa consultoria para a definição das melhores disposições, estaremos sempre disponíveis para encontrar as melhores soluções.

O valor de uma transformação varia com a dimensão do veículo e com as opções pessoais, quer ao nível dos materiais utilizados, quer ao nível dos equipamentos instalados.

Na Wise Camper defendemos padrões mínimos de materiais a aplicar e de equipamentos a instalar, de forma a garantir uma boa relação custo benefício, ao nível do conforto térmico e acústico, por exemplo. No entanto, o cliente pode sempre optar por materiais mais nobres e equipamentos mais completos, o que poderá agravar o orçamento final.

As opções de equipamentos, quer pelo incremento qualitativo face às nossas opções base, quer pela opção pelos extras disponibilizados (toldos, obscurantes, etc.), é factor determinante nos custos, podendo facilmente os extras significar 10 a 15% do orçamento total.

Estimamos também que uma transformação chave-na-mão ronde entre os 22.500 euros e os 30.000 euros, variando este valor consoante os custos com todo o processo ou apenas com parte dele, onde se incluem os custos com a elaboração do desenho técnico, execução do projecto e submissão do mesmo em sede de IMT, com vista à sua homologação. O único valor não considerado no nosso serviço é o do acerto do ISV, quando a alteração é formalizada e o DUA alterado para Autocaravana. De salvaguardar que o valor total dependerá das opções que o cliente faça, conforme mencionado atrás, variando o nosso orçamento com essas opções.

As condições de pagamento são:

50% com a adjudicação;

40% quando o projecto estiver na fase da montagem de armários

10% quando estiver a 1 semana da sua conclusão

Desde o início até à conclusão final, o prazo de execução ronda os 2 a 3 meses. Poderá ser inferior ou superior, dependendo do grau de complexidade do projecto.

Na fase em que o mercado se encontra, com dificuldades na cadeia de fornecimento de materiais e equipamentos, só iniciaremos os trabalhos com a disponibilidade total dos elementos essenciais à transformação, de forma a evitar que o trabalho fique suspenso, por razões alheias à Wise Camper.

Semanalmente faremos um ponto de situação com o cliente, de forma a que este acompanhe a evolução dos trabalhos e valide eventuais ajustamentos que se mostrem necessários e/ou essenciais.

Com base na avaliação dos custos actuais (2022) de aquisição de viaturas novas, ao que se junta a execução do projecto vs aquisição de furgão novo já transformado, estimamos uma diferença de cerca de 15%, no mínimo, abaixo no valor de uma transformação face a um veículo novo. Por outro lado, há a considerar que alguns fornecedores de furgões transformados têm os seus prazos de entrega estimados em muitos meses (alguns fornecedores europeus de 1 a 2 anos) após o momento da reserva, o que frusta as expectativas de um comprador.

Nesse sentido, a opção por transformar é a melhor solução, em termos de disponibilidade e preço final.

Indiscutivelmente, a mais relevante vantagem de adquirir ou viajar numa autocaravana, em detrimento da opção por um  furgão/campervan, é o superior espaço útil, no interior.

De resto, ambas as opções podem dispor dos mesmo equipamentos essenciais (WC fechado, cozinha, electrodomésticos, arrumação de porão, etc), sendo as vantagens de um furgão, por comparação com uma autocaravana, distintas:

  1. Maior facilidade de repor a novo danos na carroçaria;
  2. Mais discrição ao circular e parquear;
  3. Altura mais reduzida, reduz potencial de impacto em zonas com limitação altura;
  4. Melhor performance aerodinâmica=menores consumos;
  5. Mais leve (2,5T vs 3,5T)= menor consumo, menor desgaste motor;
  6. Maior potencial de valorização ou menor probabilidade de desvalorização (obsolescência), atendendo a que se trata de um segmento cada vez mais procurado.
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