Para alguns animais de estimação, não há nada tão emocionante quanto viajar por uma estrada com muito vento, com a cabeça pendurada para fora da janela e a língua voando no ar. Para outros, o carro significa uma experiência assustadora. Se planeia levar o seu amigo para uma viagem de autocaravana, há algumas maneiras de garantir que ele fique o mais aconchegante e calmo possível.
Com os mais pequenos, quanto mais os expõem a diferentes aspectos do seu estilo de vida, mais confortáveis eles se sentirão à medida que crescem. E isso inclui o seu carro/autocaravana! Uma boa sugestão é apresentar ao seu cão o carro o mais cedo possível, antes da sua viagem. Como é que faz isso? Siga esses passos:
1. Coloque o cão no banco de trás por alguns minutos, feche a porta e fique do lado de fora.
2. Assim que o cão parecer quieto e calmo, dê-lhe uma guloseima e deixe-o sair do carro.
3. Em seguida, coloque-os de volta no carro e sente-se no banco do motorista. Elogie-os com uma voz alegre.
4. Ligue o motor e aguarde alguns minutos. Pare e tire todos do carro.
Uma vez que eles estejam confortáveis durante todo o processo, você pode começar a fazer viagens curtas no carro, levando-os pela rua ou até um parque. Certifique-se de recompensar seu bom comportamento com guloseimas e uma atitude positiva.
Certifique-se de que seu animal de estimação está contido.
Enquanto num mundo de sonho, o seu fiel companheiro permaneceria aninhado no seu colo a cada quilómetro do caminho, não é seguro para si, outros passageiros ou para o seu animal de estimação. Em vez disso, o seu animal de estimação deve ser devidamente contido enquanto estiver em um veículo em movimento. Pode ser um arnês que se prende a um cinto de segurança ou um transportador que está fechado. Também pode considerar o uso da caixa em que eles dormem, pois será familiar para eles. Também pode ser útil trazer os seus brinquedos favoritos ou palitos de roer para que se sintam em casa.
O Código da Estrada não se refere ao transporte de animais em concreto, estes devem ser considerados como carga.
Legislação
A lei apenas refere que o animal não pode prejudicar a condução. Isto é, um animal pode ser transportado como o proprietário achar mais conveniente, desde que não afecte o condutor ou a visibilidade do mesmo. A multa por incumprimento vai desde 60 a 600 euros, consoante os casos.
Não é necessária licença especial para o transporte de animais de estimação. Se viajar de carro para outro país, consulte o código da estrada do país em questão.
Em caso de acidente os animais estão sujeitos aos mesmos perigos de impacto que os outros ocupantes e existem soluções eficazes no mercado para um transporte seguro dos animais.
Para todos os animais:
Caixa Transportadora – A forma mais estável de transportar um animal é recorrendo a uma jaula ou contentor próprio. Desta forma evita que os animais consigam deslocar-se no carro de um lado para o outro ou ter algum comportamento imprevisível que possa distrair o condutor.
Para cães:
Cinto de segurança – O cinto de segurança para cães é uma espécie de trela que faz a ligação entre o peitoral ou coleira e o local onde se insere o cinto de segurança. Em caso de acidente o peitoral é mais seguro evitando o estrangulamento.
Rede ou grelha divisória (para carros) – Muitos cães são transportados na mala do carro. Existe uma rede, mais frágil, ou grelha, mais resistente, que se coloca entre o porta-bagagens e a parte dos bancos traseiros para evitar que o cão possa ser projectado para a frente. Geralmente coladas com ventosas, teste primeiro a segurança que oferecem em relação ao porte do cão que possui.