Linha Wise Campers

Transformação de Furgões

A Linha Wise Campers é uma produção da empresa Wise Camper, do grupo Om Free, especializada em toda a área técnica do Autocaravanismo.

O nosso foco é encontrar as melhores soluções para todos os membros desta vasta tribo de viajantes itinerantes, que nos procuram.

Partimos de espírito aberto, crítico e exigente, para procurarmos as soluções ideais, que cumpram os requisitos de segurança, conforto e autonomia energética  que estabelecemos, procurando maximizar o aproveitamento do espaço disponível.

Estamos muito contentes com o resultado e esperamos que gostem do que temos para vos mostrar.

Descrição pormenorizada
Em termos da planta interior, algumas premissas foram ponderadas, no planeamento da mesma:

Queríamos uma cama de comprimento superior à largura máxima utilizável de um furgão – 1,85m, disponível em viaturas como as Fiat Ducato ou Ford Transit, por exemplo.

Teria de ficar pelo comprimento do carro, tendo criado uma cama sempre feita de 1,90mx1,20m, onde dormem confortavelmente 2 adultos.

A cama tem um bom espaço para bagagem, com uma área de 1 m2 e um volume de 1,63 m3.

De forma a aproveitar a cava da roda, criamos dois espaços de arrumação, onde poderão ser guardados os edredons e almofadas para a 2ª cama.

À cabeceira tem uma luz com tomada usb e uma janela para o exterior, com obscurante. Não abre mas dá visibilidade para a traseira do veículo.

Por cima da cama, uma clarabóia com luzes led incorporadas, de tamanho 45cmx40cm.

Ao longo cama criamos 3 armários para arrumação.

Na traseira tem a caixa para a garrafa do gás, com sensor de gases instalado por cima da cama, para garantia de segurança.

Queríamos evitar os blocos verticais a meio do carro, tendo optado por colocar o do WC encostados a um canto traseiro do furgão, para dar amplitude ao carro.

Optámos por não colocar janelas no WC, que consideramos desnecessárias, mas tem uma ventoinha que liga automaticamente quando se acende as luzes, o que dissipa os cheiros e os vapores da zona de banhos.

A cava da roda serve de apoio.

Tem um móvel com espelho e arrumação.

As portas são de correr, o que poupa espaço.

Optamos por ligar o WC a um módulo de guarda-fato, com um cabide para pendurar roupa e uma prateleira no topo para arrumação. Na zona inferior deste módulo temos, separado por uma prateleira, o acesso ao Boiler, tendo aproveitado o espaço que sobra para criar uma zona de arrumação.

A metade traseira do carro fica fechada, tendo optado por colocar a sanita pela traseira do carro, de fácil acesso, evitando mais um buraco na carroçaria.

O banco duplo de passageiros quando utilizado com o banco rotativo do condutor permite fazer uma 2ª cama, mas limitada a ser individual.

Porque pretendíamos maximizar o número de dormidas, optamos por colocar o banco duplo de passageiros junto à porta de entrada que é uma opção distinta mas mais funcional no desenho que idealizamos.

A opção foi assim colocar a 2ª cama no seguimento da cama principal, ficando assim alinhadas as dormidas, permitindo construir uma cama de 1,75m de comprimento, com uma largura, a do banco, de 90cm de largura, tendo criado a possibilidade de alargar a cama até mais 20cm, permitindo ajustar a dormida a várias necessidades de dormidas: cama a 90cm – um adulto, um adulto e uma criança ou duas crianças; cama 1,10m – dois adultos.

Em detrimento de um banco de pendura giratório, optamos por criar um banco que faz costas com o banco do pendura. Este banco dá apoio à mesa que faz cama, tem arrumação por baixo e permite comer, frente a frente, 4 pessoas.

A esponja com apoio inferior fixo em madeira, de 1,75m comprimento e 25cm de largura, que está colocada por cima do espaço de arrumação junto à cava da roda, por debaixo da cama, é a que se usa para fazer a 2ª cama alargada a 1,10m. As duas esponjas, de densidade elevada, fazem de almofadas da 1ª cama durante o dia e substituem a que sai para a extensão da 2ª cama.

Por debaixo do banco duplo de passageiros colocamos toda a zona técnica eléctrica do carro (Centralina; Corte geral 220v; Carregador baterias; Gestor corrente de tomadas; Repartidor de corrente de baterias; Regulador painel solar; Bateria), ficando assim separadas da zona da cozinha e do circuito de águas, que fica todo concentrado de um lado, com o tubo da água limpa a circular por debaixo do carro.

O banco de passageiros tem sistema isofix instalado.

Em suma, a colocação do banco de passageiros junto à porta, uma das principais inovações deste layout:

  • Permite fazer uma 2ª cama versátil;
  • Não tem o bloco habitual da cozinha, que bloqueia a entrada de um furgão e que, face à nossa opção de posicionamento da cozinha, frontal a quem entra no furgão pela porta de correr, conjugada com um banco de passageiro recuado, dá uma amplitude à sala, fazendo da zona exterior envolvente uma extensão da sala, com a zona de refeições a funcionar com uma esplanada…para o Mundo! 
  • Separa o circuito águas e gás do eléctrico, protegido e de fácil acesso.

Queríamos uma bancada de cozinha de dimensões superiores às habituais.

A nossa tem um comprimento de 1,30m, com 2 bicos de fogão e um lavatório, com um espaço de bancada livre de 50cmx55cm, para poisar alimentos e cozinhar. Tem o frigorífico por baixo e um bloco de gavetas, para os talheres, tachos e panelas.
Debaixo da bancada encontra-se o boiler, tendo criado no espaço livre por cima deste,  um pequeno armário onde se pode colocar uma máquina de café, com uma tomada instalada.

Por cima da bancada da cozinha tem 2 armários para arrumação, para pratos, copos e outros utensílios.

Queríamos uma boa conjugação de luzes, de forma a criar vários ambientes.

À entrada colocamos um interruptor que comanda as luzes led do rodapé (que vem do guarda fato até ao módulo de gavetas da cozinha), do banco duplo de passageiros e do no banco individual de passageiros. Existe outro interruptor que comanda estas luzes junto às tomadas da cozinha.

As luzes led da claraboia estão incorporadas nas mesmas, o que permite serem acesas por áreas: cama, sala ou em simultâneo.

Colocamos 2 candeeiros, por debaixo dos armários superiores da cama, junto à cabeceira e junto aos pés, da cama principal, sendo este último um ponto de luz para o banco de passageiros.

Queríamos janelas de correr, mais resistentes e que dão maior segurança às entradas de ar laterais

Têm todas obscurante e rede mosquiteira, com dimensões razoáveis

Queríamos uma maior autonomia energética.

O painel solar de 200w, conjugado com a bateria de 115ah, um inversor de corrente de 2000w de onda pura, um repartidor de corrente (que, convenientemente, carrega a bateria do carro, quando este está parado há vários dias), um gestor de energia nas tomadas (quer permite que as 3 tomadas instaladas possam ser usadas quer com a energia exterior de 220v, quer com a energia gerada pelo inversor de corrente, quando este está a ser usado).

Todas as luzes de iluminação são leds, com reduzido consumo energético.

Instalamos 2 tomadas USB de carregamento rápido, existindo 2 suplementares integradas nos candeeiros da cama.

*inclui custos de homologação, exclui acerto de ISV / *includes approval costs, excludes ISV settlement
**estimativa do veículo aqui apresentado / **estimate of the vehicle presented here

Wise Campers - Foto furgão
Wise Campers - Furgão 3
Wise Campers - Furgão 2
Wise Campers - 220v
Wise campers - degrau Thule
Wise Campers - Clarabóia
Wise Campers - Cozinha 3
Wise Campers - Arrumação
Wise Campers - GPL
Wise Campers - Luzes interiores
Wise Campers - Sistema eléctrico
Wise Campers - Mesa
Wise Campers - máquina café
Wise Campers - WC 1
Wise Campers - WC e cozinha
Wise Campers frigorífico
Wise Campers - Família 2
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